O carrossel da vida


A telenovela mexicana Carrossel marcou a infância de muitos, hoje, jovens adultos. Albany Breda Gomes, enfermeira, guarda boas recordações da obra, mas também tem lembranças não tão alegres. Uma das personagens da produção, a pequena Laura, ficou marcada pelas suas formas físicas. Ela era uma gordinha que sempre estava comendo e era hostilizada pelos colegas por isso. Sempre que Laura sentava, os colegas levantavam da cadeira. Uma referência ao peso da menina. Como Albany também era gordinha, inspirados na novela, os amigos de escola faziam o mesmo.

Para driblar o bullying, a enfermeira fazia o papel da divertida da turma, a prestativa. “Eu jogava vôlei no time da escola. Mas nunca passei nos testes físicos. Entretanto, me empenhava na técnica e, assim, permanecia na equipe”, lembra. Aos 22 anos, já formada, tomou uma importante decisão: emagrecer. O caminho escolhido foi a cirurgia de redução de estômago. O pós-operatório não foi fácil. Gradativamente, Albany sentiu a diferença. Do manequim 54, com 120 Kg, passou a vestir 42, com 48 Kg a menos. Ela lembra quando recebeu o primeiro elogio na vida, ao passar por uma obra. “Cheguei ao consultório me achando”, comenta, sorrindo. Dois anos depois da cirurgia, aconteceu um encontro com os amigos do colégio. “Uns 70% deles não me reconheceu. Alguns rapazes, que antes não me davam atenção, me chamaram para sair.” Sua história de superação atraiu a atenção até da imprensa. Em 2009, a revista Dieta Já a convidou para uma entrevista. “Foi a primeira vez que me selecionaram pela aparência”, afirma. “Muitas vezes, a gente se coloca no papel de vítima, deixando tudo nublado. Hoje, minha vida não é um mar de rosas, mas posso compará-la a um arco-íris.”

3 Comentários »

  1. Albany Said:

    Fe, somos (sim, mil vezes sim) capazes de modificar o que nos incomoda. Obrigada pelo espaço nesse seu mundinho 🙂 Beijo grande !

  2. BARBARA ELIS Said:

    Eu achei esse blog por acaso… Eu conheço a Albany, linda… eu já a conheci assim magrinha e linda…. um exemplo…. bjos

  3. Heitor Said:

    Adorei!!!!!


{ RSS feed for comments on this post} · { TrackBack URI }

Deixe um comentário