Um, dois, três… os sete erres da Sustentabilidade

photo express

Reduzir, Reutilizar e Reciclar, essas três palavrinhas são conhecidas por compor o conceito dos “três erres”. Apesar de já estar bem difundido, frequentemente, surgem muitos outros erres para fazer parte desta composição. O três erres sugerem a adoção de hábitos simples, que podem ajudar a diminuir nossa pegada ecológica no planeta, contribuindo para a geração atual e para as vindouras. Conheça-os e pratique-os:

  • Repensar: de acordo com o Dicionário Michaelis, a palavra pensar significa (1) combinar ideias; raciocinar; refletir; (2) editar, refletir em; (3) julgar, supor; (4) estar preocupado; (5) cogitar. Com essa definição, podemos concluir que ‘repensar’ é pensar duas vezes antes de uma ação. Este conceito preconiza uma análise crítica da necessidade de algum produto, antes de comprá-lo. Nem tudo o que consumimos é realmente indispensável, muitas das vezes compramos certas ‘coisas’ por influências midiáticas ou externas.

 

  • Recusar: após repensar e perceber que a compra de alguns produtos não são necessários, simplesmente recuse-os. Rejeite, também, produtos que agridam o meio ambiente como sacolas plásticas para o transporte de compras.

 

  • Reduzir: se a compra do produto for indispensável, adquira-o de forma racional. Procure consumir aquilo que possua maior durabilidade e que evite o desperdício.

 

  • Reutilizar: após reduzir o consumo, que tal reutilizar aquilo que for possível? Papéis velhos podem virar rascunhos, latas de alumínio portas-trecos e muitos outros objetos tornam-se verdadeiras peças de arte com técnicas artesãs.

 

  • Reciclar: caso não dê para reutilizar, procure reciclar. Na hora de jogar fora o lixo de sua casa, não se esqueça de separar os resíduos comuns dos produtos recicláveis como papel, plástico, vidro e metal. Óleo de cozinha usado, cartuchos de impressoras, pilhas, baterias, CDs, DVDs e radiografias também podem ser reciclados, procure o posto de coleta mais próximo de sua residência.

 

  • Reparar: antes de jogar fora algo que quebrou, tente arrumá-lo. Na maioria das vezes, o conserto é mais barato do que a compra de um novo produto.

 

  • Reintegrar: produtos orgânicos que não podem ser reciclados como restos de alimentos devem ser reintegrados à natureza. Uma boa dica é produzir compostagem com as sobras, que deixará seu jardim, horta ou pomar muito mais bonito.
Anúncios

7 Comentários »

  1. Júlia Said:

    Adorei! Ajudou muito no meu trabalho da escola, com certeza lhe darei os créditos. Obrigada! Ah, e se puder dar uma passada e seguir o meu blog, http://www.seeutivessefeito.blogspot.com, seria ótimo. Obrigada de novo!

    • felipegodoy Said:

      Não há de que.
      Não esqueça de me falar a nota do trabalho, hein!?
      Abs.

  2. Prof.Ana Said:

    estou trabalhando essas palavras com os meus alunos, as crianças estão muito consumistas e não dão valor as coisas que possuem e ao impacto que suas atitudes provocam no ambiente, tento tornar tudo muito agradável para que eles se interessem e dar bons exemplos,que é a melhor forma de ensinar uma crianças. eles estão fazendo um projeto de restauração e recuperação de objeto usados ou antigos, quanquer idéia estou aceitando sugestões; prof.Ana

  3. Prof.Ana Said:

    estou trabalhando essas palavras com os meus alunos, as crianças estão muito consumistas e não dão valor as coisas que possuem e ao impacto que suas atitudes provocam no ambiente, tento tornar tudo muito agradável para que eles se interessem e dar bons exemplos,que é a melhor forma de ensinar uma criança. eles estão fazendo um projeto de restauração e recuperação de objeto usados ou antigos, quanquer idéia estou aceitando sugestões; prof.Ana

  4. camila Said:

    amei ajudou muito no meu trabalho

  5. maria eduarda dos santos Said:

    muito obrigado me ajudou muito no meu trabalho repensar e reduzir

  6. Rodrigo Mozambiqui Said:

    Muito bom.


{ RSS feed for comments on this post} · { TrackBack URI }

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: