Palavras de paz

Foto: Felipe Godoy

João Domingos Alves Filho cresceu em meio ao evangelho. De família de protestantes, ia aos cultos com frequencia, mas não tinha o desejo de tornar-se pastor. Naturalmente, entretanto, seus planos mudaram. Aos 13 anos já ministrava encontros em sua igreja. Para dar continuação ao trabalho de propagação da mensagem pregada por Jesus Cristo, decidiu estudar. Formou-se em Teologia, ciência que se ocupa de Deus e de suas relações com o universo e o homem.

Em abril de 1990, um novo desafio surgiu na vida do, então, pastor Domingos: auxiliar no trabalho de auxílio espiritual no complexo do Hospital das Clínicas, serviço oferecido pela instituição desde a sua fundação. “Nunca fui de falar alto. Ao contrário de outros pregadores sempre preferi ouvir”, afirma o, agora, capelão. Nestes 21 anos de capelania, como se denomina este tipo de assistência, Domingos viu, ouviu e vivenciou várias histórias. Sempre reforçou aos pacientes a importância de seguir as orientações clínicas. “Os tratamentos espiritual e médico devem caminhar juntos.”

No Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), o capelão segue com a sua missão de levar conforto àqueles que desejam o amparo espiritual, seja nos leitos, salas de espera ou ambientes administrativos. Além disso, quinzenalmente, celebra cultos abertos. Fora do universo hospitalar, Domingos presta apoio em cemitérios, nos fins de semana. Exercícios delicados, que exigem tato e amor. “Muitos pacientes, após uma conversa, melhoram sua postura diante da doença e ao tratamento”, explica Domingos. “Na realidade, na maioria das vezes, eles só querem alguém que os ouça”, completa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: