“De samba pra gente sambar”.

Foi na Grécia, em meados dos anos 600 a 520 a.C., que surgiu o carnaval. A festa, que no início era uma celebração de agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela colheita, ao longo do tempo, recebeu influências de diversas culturas, até chegar ao modelo conhecido hoje, no Brasil. Sejam nos blocos de rua, tradicionais no norte e interior do País, ou nos desfiles das Escolas de Samba, no Rio de Janeiro e em São Paulo, a festa aflora sensações únicas em quem participa. Para Andressa Rocha, assistente social, é assim: o carnaval é pura emoção.

“Gosto muito do carnaval!”. A expressão é simples, mas a intensidade em que é enunciada é notável e cativante. O samba sempre esteve presente na vida de Andressa. Seus pais desfilavam na Rosas de Ouro e seu irmão é integrante da bateria dos Acadêmicos do Tucuruvi. Como não podia deixar de ser, naturalmente, a paixão pela dança surgiu. Desde 1995, não perde um desfile das escolas de samba paulistas. E não é do sofá de casa que ela assiste. Todo ano a assistente social é presença certa no sambódromo do Anhembi. “Só um ano eu viajei para praia e, para piorar, a tevê quebrou. Nem deu para assistir”, lamenta.

Corintiana roxa, considera a Gaviões da Fiel a escola do coração. Mas como o amor pelo samba é maior do que pelo time, não tem preconceito e visita a quadra de outras comunidades. Neste ano, pela primeira vez, desfilou no grupo especial de São Paulo, pela Gaviões. O tema do samba enredo foi a cidade de Dubai. A ligação de Andressa com o samba é tão intensa que ela chora do começo ao fim do desfile, independente da escola. “A energia do carnaval é única, inesquecível.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: