Mens sana in corpore sano

A citação, em latim, do poeta romano Juvenal sintetiza a filosofia do atletismo: mente sã num corpo sadio. Corrida, lançamentos e saltos são as três modalidades que compõe o esporte. Sandra Nitta, gerente de Tecnologia da Informação, desde 2001 pratica a corrida. A frase do poeta se enquadra perfeitamente a ela. Quando começou a exercitar o esporte, Sandra pesava 120 quilos. Sessenta a mais do que hoje. E a decisão de mudar partiu da consciência. “Minha vida era baseada em pacotes. Um pacote de bolacha, uma garrafa de refrigerante. Precisava mudar meus hábitos”, recorda. E conseguiu alcançar seu objetivo, hoje tem uma vida regrada, com alimentação balanceada e exercícios diários. “Mais difícil do que fazer é incluir isso na rotina.”

No penúltimo fim de semana, Sandra completou sua corrida 98. Em uma planilha de Excel, metodicamente, registra todos os treinos e quilômetros percorridos, além de separar fotos em pastas datadas e numeradas em seu pen drive. Várias são as competições de que já participou, entre as principais estão a São Silvestre, a Volta Internacional da Pampulha e, a mais marcante, a Maratona da Disney (foto). “Em 2012, participarei do Desafio do Pateta, correrei 21 km no sábado e 42 no domingo”. Haja fôlego! Mas isso ela tem. “Nesse ano, vou correr a Maratona de Curitiba. São 42 km. Será a minha prova de fogo”, diz, cheia de expectativas. Sandra tem o apoio de uma assessoria, contando com uma nutricionista e um educador físico.

“É um lazer, um esporte, mas é sério.” Algo que valoriza na corrida são os relacionamentos criados. “Embora pareça um esporte individual, abre um leque de convivência”, conta. E deixa a dica: “é preciso atrelar a mudança a um objetivo de vida. Aceitar que aquilo é benéfico para você”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: