Notas que correm nas veias


Frequentemente, por volta das 13h, quem cruza a recepção principal do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), no térreo, pode ouvir o som do piano ecoar. A responsável por isto é Clarinquetis Vieira, técnica de enfermagem, que sempre dedica à musica uma parte de seu horário de almoço. A pianista, entretanto, não é pianista. Não se assuste com o paradoxo, isso acontece porque o piano é apenas um dos instrumentos tocados por ela. Na realidade, Clarinquetis é organista, ou seja, toca órgão, além de teclado e violão – e do sonho em aprender a manejar o violino. O órgão é um instrumento muito parecido com o piano e com o teclado, mas o som é produzido pela passagem do vento (ar comprimido) por tubos de metal e madeira.

A paixão pela música motivou a jovem de olhos verdes a estudar o instrumento, aos 12 anos, junto com a irmã. “O professor ficou admirado com a agilidade com que eu aprendia”, afirma. E era de se admirar: ela dedicava de quatro a cinco horas do seu dia estudando. Isso sem deixar de lado as atividades domésticas e o colégio. Mas confessa que não foi fácil: “no começo, é como não saber ler nem escrever”, compara.

Assim que terminou o curso, participou de um teste para tocar na igreja. Resultado: passou e começou a tocar no grupo de jovens, aos 14 anos. Hoje, Clarinquetis pode tocar em cultos oficiais em qualquer templo de sua igreja no planeta. A jovem não é a única na família que possui o dom da música. Um dos seus irmãos toca violoncelo, outro, trombone, e o pai, clarinete. Uma orquestra familiar, que pode ser vista se apresentando na igreja para mais de 500 pessoas. O repertório é formado por músicas do hinário. “Às vezes, quando estou tocando aqui, outros evangélicos se aproximam e até pedem para tocar algum hino. É muito gratificante para mim”, ressalta.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: