A Arte que vem do Lixo

Recentemente, o artista Vik Muniz ficou mundialmente conhecido pelo seu trabalho, retratado no documentário Lixo Extraordinário. Muniz nasceu em uma família de classe operária em 1961, em São Paulo. Quando jovem, foi baleado na perna enquanto tentava separar uma briga e, por isso, recebeu uma indenização. Com o dinheiro, financiou uma viagem a Nova York, onde viveu e trabalhou durante décadas. Lá, começou a carreira de artista plástico como escultor, mas, ao se interessar pelas reproduções fotográficas de seu trabalho, acabou voltando sua atenção exclusivamente para fotografia. Ele incorpora uma multiplicidade de materiais improváveis a este processo fotográfico, que reproduzem imagens clássicas do Fotojornalismo e da História da Arte.

Sua exposição individual no Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro, foi a segunda em número de visitantes – ficando atrás somente da exposição de Picasso. Foi no MAM que Vik expôs pela primeira vez a série “Pictures of Garbage” no Brasil. A imagens foram feitas com materiais garimpados do Jardim Gramacho, maior aterro sanitário da América Latina. Em Gramacho, Vik foi recebido por uma comunidade de catadores. Estima-se que entre 3 e 5 mil catadores trabalhe separando material reciclável no aterro e que 15 mil pessoas obtenham seus rendimentos de atividades relacionadas a ele. Alguns catadores com quem Muniz se reuniu vêm de famílias que estão há três gerações no lixo e vivem à margem da sociedade. “Eu esperava ver pessoas destruídas, mas eles eram sobreviventes”, disse Vik, que rapidamente começou a trabalhar com os catadores que ajudaram a fazer seus próprios retratos.

A arte de Muniz é apenas um exemplo de como o lixo que produzimos pode se transformar em coisas boas. Plásticos, garrafas pet, latinhas de alumínio, vidro, papel, entre outros materiais, podem virar objetos de decoração, bolsas, acessórios, roupas, brinquedos ou, como mostra Muniz, em arte, com um toque de sustentabilidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: