Passeio virtual

Você gostaria de visitar importantes museus brasileiros sem sair de casa? O site Era Virtual, em parceria com o Ministério da Cultura, permite a visitação virtual de acervos e exposições de museus de Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina e Rio de Janeiro. Entre no site e conheça um pouco mais da história do Brasil pela tela do seu computador.

  • O Museu de Artes e Ofícios MAO (Belo Horizonte – Minas Gerais) – é um espaço cultural que abriga e difunde um acervo representativo do universo do trabalho, das artes e dos ofícios do Brasil. Um lugar de encontro do trabalhador consigo mesmo, com sua história e com o seu tempo. Iniciativa do Instituto Cultural Flávio Gutierrez – ICFG, o MAO preserva objetos, instrumentos e utensílios de trabalho do período pré-industrial brasileiro.

 

  • Museu do Oratório (Ouro Preto – Minas Gerais) – Inaugurado em outubro de 1998, o museu apresenta uma magnífica coleção – única em todo o mundo – de 162 oratórios e 300 imagens dos séculos XVII ao XX. As peças do acervo foram doadas ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) pela colecionadora Ângela Gutierrez e são genuinamente brasileiras. Caracterizando-se pela diversidade de tipos, de tamanhos e de materiais, o acervo oferece detalhes valiosos da arquitetura, pintura, vestuário e costumes da época em que foram produzidos, permitindo uma verdadeira viagem pela história do Brasil.

 

  • O Museu Casa Guimarães Rosa MCGR (Belo Horizonte  – Minas Gerais) – sua criação foi idealizada no contexto de dois fatos distintos: o inesperado falecimento de Guimarães Rosa em novembro de 1967 e a criação do IEPHA, que materializava o sonho preservacionista, vigente à época, no âmbito do Estado. Foi inaugurado em 30 de março de 1974, na casa onde nasceu o escritor e passou sua infância em Cordisburgo, cenário de experiências que irão servir da matéria-prima para a sua obra.

 

  • Museu Casa de Cora Coralina (Cidade de Goiás – Goiás) – o discurso poético de Cora Coralina perpassa uma história de vida que está preservada neste Museu – sua casa secular de família, às margens do Rio Vermelho, na cidade de Goiás. A Casa Velha da Ponte mantém acessível sua memória, pois os interiores dessa casa ancestral vêm recebendo pessoas que entram e saem, buscando conhecer Cora Coralina.

 

  • Museu Victor Meirelles (Florianópolis – Santa Catarina) – foi inaugurado em 1952, na casa onde nasceu o artista Victor Meirelles. O sobrado, tombado como patrimônio histórico nacional em 1950, foi construído por volta do final do século XVIII e início do XIX e abrigou o comércio da família Meirelles de Lima. O Museu possui duas coleções em seu acervo. A coleção Victor Meirelles é formada por obras de autoria do artista, de seus professores e alunos, a partir da cessão do Museu Nacional de Belas Artes na época da criação do Museu, bem como de aquisições e doações de instituições e particulares. A Coleção XX e XXI, por sua vez, é composta por trabalhos de artistas modernos e contemporâneos oriundos de doações realizadas ao Museu ao longo dos anos.

 

  • Museu da República (Rio de Janeiro – Rio de Janeiro) – o museu ocupa o antigo Palácio do Catet, que durante 63 anos foi o coração do Poder Executivo no Brasil. Inaugurado em 15 de Novembro de 1960, após a transferência da capital para Brasília. Estrutura-se em três funções básicas: a preservação, a investigação e a comunicação dos testemunhos materiais e não-materiais vinculados à história da república no Brasil.

Site: www.eravirtual.org

 

Anúncios

1 Comentário »

  1. Felipe Torres Said:

    Olá Felipe, fantástico site http://www.eravirtual.org, me senti como realmente estivesse entrando nesses museus.
    Obrigado pela matéria…


{ RSS feed for comments on this post} · { TrackBack URI }

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: