Capela de São Miguel Arcanjo é reinaugurada após sete anos de restauro

Fotos: Felipe Godoy

As nuvens que escondiam o sol na manhã do último domingo (20), não encobriram a alegria que sobrevoou São Miguel Paulista. Após sete anos de restauração, a Capela de São Miguel Arcanjo, localizada na praça Pe. Aleixo Monteiro Mafra, foi reaberta. A igrejinha, datada de 1622, é considerada a mais antiga da capital paulista e seu processo de reparação custou cerca de R$ 6 milhões. As visitas públicas terão início a partir do próximo sábado (29).
A cerimônia de reinauguração contou a presença de autoridades políticas e religiosas. Entre eles, o governador Geraldo Alckmin, o secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo (que, sem querer, confundiu o sobrenome do pratono de São Miguel. José de Anchieta virou José de Andrade), o cardeal arcebispo emérito de São Paulo, D. Claudio Hummes, o bispo emérito de São Miguel, D. Fernando Legal e o bispo diocesano local, D. Manoel Parrado Carral. Entretanto, os principais protagonistas da festa foram os antigos moradores do bairro, que se emocionaram ao ouvir, após anos de silêncio, o sino da capela soar.
Na oportunidade, foi inaugurado o Circuito de Visitação da Capela, que exibirá ao público achados arqueológicos e imagens sacras dos séculos 16 a 18, destruídas por um vândalo há mais de 40 anos e totalmente recuperadas. Entre as imagens, estão a de São Miguel Arcanjo e a de Nossa Senhora com o Menino Jesus. Esta última é creditada ao Frei Agostinho de Jesus, considerado por historiadores o escultor da imagem achada por pescadores que deu origem à adoração de Nossa Senhora Aparecida. A mostra conta, ainda, com painéis e totens, que descrevem a história do bairro, um dos mais antigos de São Paulo, fundado pelo jesuíta José de Anchieta. Durante o evento, também foi lançado o livro “Capela de São Miguel: Restauro, Fé e Sustentabilidade”, que retrata o projeto de restauro em seu processo de execução e fundamentos técnicos.
A visita à Capela poderá ser feita nas quintas e sextas-feiras, das 10h às 16h, e aos sábados, das 11h às 16. É preciso agendar pelo telefone (11) 2032-3921 e a entrada custa R$4.

  • Uma observação…

Hoje, foi um dia de emoção. A Capela de São Miguel Arcanjo tem um significado singular para mim. Ela foi o centro de um período – não muito distante, confesso – importante da minha vida, o fim da faculdade. Porém, o evento de reinauguração foi direcionado a um público seleto (para não dizer político), o que considero uma falta de respeito à população do bairro. Sei que a capelinha não tem estrutura para suportar um grande número de expectadores, entretanto, centenas de pessoas testemunharam, ao longo do século passado, o desenvolvimento do bairro em torno da igreja. Encontraram nela abrigo, paz, amizades. Lá brincaram, ouviram sermões e sonharam. Limitar a poucos a chance de presenciar um momento histórico no lugar que fez (ou ainda faz) parte da vida de muitos, chega a ser injusto.

Esta matéria também pode ser lida no portal de Notícias  http://www.saomiguelpaulista.com.br/


Anúncios

3 Comentários »

  1. bisa fontoura Said:

    Parabens!! Convivi alguns anos na regiao de Sao Miguel, e essa restruturacao da Capela foi de extrema importancia para a historia da cidade e o publico novamente poder usufrui-la.
    M.Luiza Fontoura

  2. Nivia Said:

    Às vezes, lembramos que a história está presente e se faz presentes somente em ocasiões importantes e com pessoas importantes. Mas, a verdadeira história se faz nos braços anônimos, nos cantos anônimos.

  3. andré de moraes Said:

    Prazer, meu nome é André de Moraes, sou artesão e miniaturista morador de Guaianases. Gostaria que viesse a réplica da Capela de São m iguel que estou fazendo no blog: euqfizbrasil.blospot.com
    Além desse réplica tenho outras bem detalhadas também. Confiram!


{ RSS feed for comments on this post} · { TrackBack URI }

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: