O último dos casarões

Inaugurada no fim do século XIX, a Avenida Paulista abrigou no início de sua história diversos casarões, pertencentes à elite cafeeira de São Paulo. Com o tempo, as residências foram substituídas por gigantescos prédios, que abrigam sedes de empresas, bancos, consulados, hotéis, hospitais e instituições científicas, culturais e educacionais. Entretanto, o número 37 da avenida acolhe um de seus últimos casarões que, por sua vez, abriga a Casa das Rosas – Espaço Haroldo Campos de Poesia e Literatura. A atmosfera onírica da antiga construção e seu jardim, em contraste com a moderna estrutura urbana, traduz o que a Casa das Rosas representa: um refúgio onde toda a expressão poética encontra seu espaço. Um território onde a liberdade artística se materializa, por meio de saraus, recitais, lançamentos de livros, peças de teatro, exposições e qualquer outro formato que privilegie a difusão da poesia e da arte em geral.
O espaço homenageia o poeta paulistano Haroldo Campos (1929-2003), um incansável pesquisador da literatura brasileira. Projetada pelo arquiteto Ramos de Azevedo, em 1928, a casa mistura métodos construtivos de diferentes épocas, o chamado “estilo eclético”, com influência também da Art Déco. Construída numa área de 5.500 metros quadrados, a casa possui 30 cômodos no estilo arquitetônico francês.

Parceira

Em parceira, o Itaú Cultural e a Casa das Rosas recebem até o dia 10 de abril uma exposição em homenagem a Haroldo Campos. No Itaú Cultural, o público pode conferir a instalação “H LÁXIA”, de Lívio Tragtenberg, que permite a interação dos expectadores por meio da gravação de depoimentos. Além disso, o espaço apresenta edições especiais de livros, fotos, manuscritos, datiloscritos e edições anotadas do poeta. Na Casa das Rosas, a programação conta com a sala “O Â Mago do Ô Mega”, série de cartazes da histórica Exposição Nacional de Arte Concreta realizada no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP). Destaque também para a sala “Percurso Poético”, com foco no cotidiano do autor. Duas outras realizam também mostras temáticas relacionadas a livros do poeta.

Serviço

Quando: até 10 de abril

Onde: Itaú Cultural – Avenida Paulista, 149 – Paraíso, São Paulo – SP

Casa das Rosas – Avenida Paulista, 37 – Paraíso, São Paulo – SP

Horários: Itaú Cultural – terça a sexta-feira, das 9h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h

Casa Das Rosas – terça a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 10 às 18h.

Grátis

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: