De olho na safra


Os alimentos podem ser encontrados em quase todos os meses do ano, entretanto, se comprados no período de safra, são mais baratos e de melhor qualidade. Isso acontece porque o plantio de cada alimento exige cuidados individuais e características climáticas específicas.

Apesar de o desenvolvimento das técnicas agrícolas permitir a produção de hortifrutis ao longo do ano, alguns vegetais, cultivados fora do tempo de safra, podem apresentar baixo valor nutricional. Estudos japoneses mostraram que a sazonalidade podem influenciar, diretamente, no conteúdo da Vitamina C, por exemplo. No espinafre, a quantidade da substância reduziu entre cinco e oito vezes quando colhido fora de época. No tomate e no brócolis a redução foi de 50%. A quantidade de caroteno diminuiu 50% na cenoura, comparada ao mesmo produto colhido no período de safra. Por isso, ter conhecimento do momento certo de colheita só lhe trará benefícios, como alimentos mais nutritivos, com preços reduzidos e um cardápio variado, com frutas e hortaliças frescas.

O fim e início do ano é um bom período para o consumo de várias frutas, enquanto os meses do meio do ano são indicados para a compra de vegetais, devido à variedade. Agora, em fevereiro, é uma boa época para comprar abacate, abacaxi hawai, abóbora moranga, abobrinha, batata, batata doce, cebola, cebolinha, figo, goiaba, laranja pêra, limão, maracujá, melão, milho verde, repolho e uva Itália.

A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo, a CEAGESP, disponibiliza uma tabela completa com o período de safra das frutas, verduras, legumes, temperos e pescados. Antes de ir às compras, confira a tabela no site http://www.ceagesp.gov.br/produtos/ e adquira produtos frescos, saudáveis e com preços mais acessíveis. Um ato de sustentabilidade não só para o seu bolso, mas também para sua saúde.

 

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