15% das mulheres com câncer de mama têm até 45 anos

Engana-se quem pensa que apenas mulheres de meia idade ou idosas estão sujeitas a desenvolver o câncer de mama, a segunda principal causa de morte entre as mulheres brasileiras. Embora a idade seja um fator de risco importante para este tipo de neoplasia maligna, mulheres jovens também estão sujeitas a apresentar a doença.

Um levantamento do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), ligado à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da USP, mostra que, das 2.573 pacientes com câncer de mama tratadas na unidade, 380 mulheres (15%) têm até 45 anos.

O estudo mostra que, do total de pacientes, 45% são ativas economicamente, 54% são casadas e 55% possuem baixa escolaridade, das quais 32% são analfabetas e 23% cursaram até o 1º grau. As pacientes são atendidas no Icesp gratuitamente, pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Com relação à ocupação, 25% estão desempregadas e 6% são aposentadas. Além disso, apenas 10% cursaram o segundo grau e 7,3% chegaram a cursar o ensino superior. De maneira geral, as pacientes possuem mais de 60 anos (47%). Do total, 47% são casadas, 40% são aposentadas e 41% cursaram até o 1º grau.

Além da idade, são considerados fatores de risco para desenvolvimento de câncer de mama o histórico familiar – especialmente se um ou mais parentes de primeiro grau (mãe ou irmã) foram acometidas pela doença -, obesidade, sedentarismo, nuliparidade (não ter filhos), menopausa tardia (após os 50 anos), tabagismo e etilismo.

“Diagnóstico e detecção precoce ainda são as maiores armas contra o câncer de mama. Se, por um lado, a indicação para realização das mamografias anualmente seja a partir dos 50 anos, por outro indica-se, para mulheres de qualquer idade com histórico familiar da doença ou que tiveram câncer no ovário, que o exame seja realizado pela primeira vez aos 35, se repita aos 40 e a partir de então seja feito rotineiramente.”, afirma José Roberto Filassi, coordenador do setor de mastologia do Icesp.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: