Embu das Artes: uma excelente opção de passeio, pertinho da capital

À 30 quilômetros da capital paulista, a estância turística de Embu é uma excelente opção de passeio para quem não pode ir muito longe nos fins de semana ou não quer enfrentar horas e horas na estrada. Mais conhecida como Embu das Artes, a cidade é um verdadeiro ateliê a céu aberto: os artesãos expõem suas obras nas ruas do centro histórico. Essa produção artística, que tornou a cidade reconhecida internacionalmente, atrai cerca de 20 mil turistas a cada fim de semana. Existe desde peças de artesanato indígena até objetos de arte contemporânea e móveis rústicos de madeira maciça.

Embu, no entanto, é muito mais do que uma feira de artes. Mesmo que você faça aquela viagem de um único dia, a cidade oferece diversas opções de lazer. Confira as principais dicas de passeio:

  • Complexo Nossa Senhora do Rosário – Tombada pelo patrimônio histórico, a igreja Nossa Senhora do Rosário foi construída em taipa de pilão por volta de 1700 pelo padre Belchior de Pontes. É uma das mais importantes e preservadas construções jesuítas em São Paulo. O complexo é formado também pelo Museu de Arte Sacra. O acervo reúne imagens de anjos, santos e personagens bíblicos, produzidas entre os séculos XVII e XIX. O principal destaque é a obra “Senhor Morto”, esculpida em tamanho real em um única tora de madeira. 

Fotos: Miguel Schincarol/Agência Perspectiva

  • Capela de São Lázaro – Construída em 1934 por moradores da cidade, a capela foi reformada em 1949. Entre os destaques estão a imagem de São Lázaro, feita pelo artista Cássio M´Boy, e o Santo Cristo, entalhado por Zé Santeiro.
  • Memorial Sakai – Inaugurado em 2003 e exibe peças de Tadakiyo Sakai, um dos mais importantes artistas de escultura em terracota do Brasil. As visitas são guiadas por monitores que contam sobre a vida do artista. No local também são oferecidos cursos gratuitos de arte em cerâmica.
  • Parque do Lago Francisco Rizzo – Com 217 mil metros quadrados, ocupa uma antiga área de extração de areia. A principal atração é o lago de 56 mil metros quadrados que abriga várias espécies de peixes. O parque tem, ainda, pistas de cooper, biblioteca especializada em meio ambiente, viveiros de mudas de plantas e de árvores, além de brinquedoteca.
  • Museu do Índio – O acervo possui peças que retratam os costumes, crenças, rituais, aspectos da vida comunitária e a relação que as várias nações indígenas têm com a natureza. O local também funciona como centro de pesquisa sobre a cultura indígena.

  • Capela de Adoração à Santa Cruz – Construída anexa ao Memorial Sakai, a capela era um grande sonho que o mestre Sakai não conseguiu realizar em vida. A adoração à Santa Cruz começou no século XVII pelos padres jesuítas, que catequisaram os índios por meio do canto e da dança. A população da cidade mantém essa tradição viva até hoje, dedicando o dia 3 de maio à Santa Cruz.
  • Cidade das Abelhas – Esta é uma dica para quem gosta de apreciar a natureza. O local fica numa extensa área da Mata Atlântica. O passeio mostra a importância da vida das abelhas, aliado à ecologia e ao lazer.

Como chegar

Embu das Artes fica às margens da rodovia Regis Bittencourt (BR-116), sentido Curitiba. A entrada da cidade está na altura do km 279 da estrada, que pode ser acessada via Rodoanel ou Marginal Pinheiros.

Antes de pegar a estrada, confira como está o trânsito, acessendo os sites da Secretaria Transportes (http://www.transportes.sp.gov.br) e do DER (http://www.der.sp.gov.br). O internauta pode ver o fluxo graças às 33 câmeras espalhadas pelo Estado que transmitem imagens em tempo real.

Anúncios

3 Comentários »

  1. Bruno Borges Said:

    Nossa tem coisa que nem eu sabia kkk.

    O parque do Rizzo realmente é muito bonito uma ótima opção de passeio com a família ou namorada(o).

    Sugiro a visita num Domingo de manhã, quando tem a famosa feirinha.

    Puxa, esse seu artigo deu até vontade de dar um pulo lá no centro.

    • felipegodoy Said:

      Agora estou a espera do dia em que um amigo meu que mora lá me convidar para conhecer a cidade. rsrs
      Abs

  2. Fatima Said:

    Eu entrei para ver como e por ai ,para ter certeza se quero mesmo ir embora daqui dos Estados Unidos ,Sou BraSILEIRA E NASCI EM Sao Paulo .
    Parabens por este artigo que me tirou o medo e ter a certeza que ,quero mesmo voltar para casa 🙂
    Feliz Ano NOVO
    Embu com paz
    Florida USA


{ RSS feed for comments on this post} · { TrackBack URI }

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: