Estação Paraíso do Metrô vira espaço cultural

O Metrô lançou  o Projeto Encontros na Estação Paraíso (linhas 1-Azul e 2-Verde), que passa a ser também um espaço cultural na cidade de São Paulo. A estrutura montada na plataforma que dá acesso à Linha 1-Azul receberá programação cultural permanente e conta com uma arena para apresentações (teatro, cinema, dança, circo etc), além de um espaço tematizado voltado para crianças e adolescentes.

O ambiente conta com grandes estruturas de madeira dispostas de maneira circular, cujo projeto arquitetônico é assinado por Vanessa Féres. São 300 arcos vazados para possibilitar a interação do público com o espaço, mesmo quando fora dele. O local também possui telas de LCD que exibirão programação de cultura e informação, além de totens multimídia com informações sobre a agenda cultural e serviços do Metrô, além de mapa de localização. O Projeto Encontros é dedicado à cidade de São Paulo e nasceu do desejo de proporcionar acesso à arte e cultura por meio da rede metroviária, integrando as estações tecnologicamente em um espaço de serviços e conveniência. Uma iniciativa piloto funciona desde abril de 2009 na Estação Santa Cecília (Linha 3-Vermelha), onde a programação inclui teatro, música, dança e cinema.

Toda essa novidade na Estação Paraíso é uma realização do Metrô e do Consórcio Bus Magia (formado pelas empresas Bus Mídia e CineMagia), contratado via concorrência pública. A licitação prevê a implantação do Projeto Encontros em 15 estações das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha. Até o fim de 2010, Sacomã e Corinthians/Itaquera também receberão o espaço cultural.

Cada uma das estações do projeto contará – dependendo do espaço físico disponível no local – com cafeteria, revistaria, exposições permanentes e itinerantes, sessões de cinema, apresentações artísticas, telas de LCD etc. Haverá também mapa tátil dos arredores, em braile, desenvolvido pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) , com apoio do Instituto Dorina Nowill. Nas estações Paraíso e Santa Cecília (e futuramente Tatuapé), essa estrutura cultural também é integrada pelas bibliotecas “Embarque na Leitura”, já implantadas pelo Instituto Brasil Leitor, com apoio do Metrô e do Ministério da Cultura.

No caso das estações que levam o nome de times de futebol (como Corinthians/Itaquera), haverá um memorial permanente do respectivo clube. A votação dos ídolos homenageados foi feita no final de 2009 nos sites oficiais dos clubes Corinthians, Palmeiras, Santos, São Paulo e Portuguesa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: