Recicle-se

Morguefile

Existem muitas formas de colaborar com o Meio Ambiente. Uma delas, se não a principal, é a reciclagem. O dicionário Michaelis apresenta duas definições para a palavra reciclagem: (1) atualização de conhecimento e (2) reaproveitamento de material usado. Pode parecer que não, mas o primeiro significado expressa muito mais a importância da palavra do que o segundo. Para que o reaproveitamento de materiais seja possível, antes é necessário que haja uma atualização de conhecimentos, com mudanças de hábitos simples, porém que podem colaborar com a saúde do planeta. Muitos materiais comuns do nosso dia-a-dia podem, e devem, ser reciclados. Alguns exemplos são o papel, o vidro, o metal e o plástico. Os principais benefícios dessa reutilização são a minimização do uso de fontes naturais e da quantidade de resíduos que precisam de tratamento final, como aterramento ou incineração.

O tema ganhou destaque na mídia na década de 1980, com a constatação de que fontes de petróleo e de outras matérias não renováveis estavam se esgotando velozmente e que havia falta de espaço para o descarte dos resíduos produzidos pelo homem na natureza. O termo vem do inglês recycle (re = repetir, e cycle = ciclo).

Para dimensionar a importância da reciclagem, vale a pena ver alguns números:

  • a reciclagem de uma tonelada de latas de alumínio economiza 200 metros cúbicos de aterros sanitários;
  • o vidro, no processo de reaproveitamento, requer menos temperatura para ser fundido, o que economiza 70% de energia, além de ser 100% reciclável;
  • uma tonelada de vidro reciclado evita a extração de 1,3 toneladas de areia da natureza;
  • a reciclagem de cem toneladas de plástico impede a extração de uma tonelada de petróleo.

Nos últimos anos, as garrafas PETs tornaram-se elementos comuns da paisagem das grandes cidades. Ao invés de descartá-las nas ruas, córregos ou rios da sua cidade, que tal produzir um prendedor de saquinhos de mantimentos. Fácil de fazer, prático e útil. Confira:

Reprodução

1. Recorte a garrafa um pouco abaixo da tampa (a imagem mostra uma tesoura, porém você pode usar um cortador de caixa).

2. Pegue o saquinho de mantimentos que deseja fechar. Coloque a parte do plástico aberto pelo gargalo da garrafa cortada e feche com a tampa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: