Veja dicas para enfrentar dias de baixa umidade e alta concentração de poluentes na atmosfera

Morguefile

Apesar do desconforto que a qualidade e a umidade do ar vêm causando à população, a Secretaria do Meio Ambiente e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) esclarecem que existem medidas previstas para serem adotadas com base nos níveis observados de material particulado e ozônio, estabelecidas no Decreto Estadual nº 28.313, de 04/04/88. A situação atual, comum nesta época do ano, está, portanto, sob controle e não há a necessidade de se tomar medidas mais drásticas que objetivariam evitar iminentes riscos à saúde da população.

Durante esse período, é comum ocorrerem complicações respiratórias devido ao ressecamento das mucosas, provocando sangramento pelo nariz, ressecamento da pele e irritação dos olhos.

Como medida de caráter preventivo e, com base no mesmo decreto, os técnicos da secretaria e da Cetesb solicitam à população a restrição voluntária do uso de veículos automotores particulares até que a qualidade do ar volte aos níveis aceitáveis.

Recomendam, ainda, que as pessoas não pratiquem atividades ao ar livre entre 12 e 18 horas; evitem aglomerações em recintos fechados; mantenham umidificados os ambientes internos em suas residências e no trabalho; não queimem lixo; aceitem e ofereçam carona.

Essas medidas, de caráter preventivo, foram oficialmente comunicadas na quinta-feira, 26, à Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo, durante reunião de trabalho realizada na sede da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, entre os secretários das duas pastas e representantes da Cetesb. A Prefeitura de São Paulo, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e a Cetesb trabalham para minimizar os efeitos à população causados pela baixa umidade e poluição atmosférica registrada nos últimos dias.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: