Olga

Reprodução

O escritor Fernando Morais é conhecido por clássicos como A Ilha (1976), livro-reportagem sobre Cuba; Chatô, o Rei do Brasil (1994), biografia de Assis Chateaubriand; e, recentemente, lançou O Mago (2008), que retrata a vida do polêmico autor Paulo Coelho. Outro sucesso de Morais é o livro Olga, obra que fala sobre a história da militante comunista alemã, com raízes judaicas, Olga Benário.

OIga fugiu para a União Soviética – atual Rússia –, após participar de uma ação que libertou da prisão seu companheiro de militância e então namorado Otto Braun. Lá, recebeu treinamento político-militar na Escola Lenin, trabalhou como instrutora da Seção Juvenil da Internacional Comunista e conheceu o militar e político brasileiro Luís Carlos Prestes. Com o objetivo de promover a revolução comunista no Brasil, a Comintern (Internacional Comunista), enviou Olga e Prestes ao país para se unirem ao recém-constituído movimento Aliança Nacional Libertadora (ANL). Na viagem, as falsas identidades usadas por eles, os obrigavam a agirem como casal, o que gerou um envolvimento emocional. Aqui, depois de uma tentativa fracassada de golpe político, ambos foram presos. Na prisão, Olga descobre que está grávida de Prestes, enquanto ele é destituído dos cargos. Ela é deportada grávida para Alemanha, onde nasceu sua filha Anita Leocádia Prestes, que é resgatada, após uma campanha internacional, pela mãe de Prestes, Leocádia. Olga morreu em uma câmera de gás, no campo de concentração nazista de Bernburg, em fevereiro de 1942, sem saber que Anita estava salva.

A obra de Fernando Morais foi adaptada para o cinema em 2004, por Jayme Monjardim, e no ano seguinte, 2005, foi reeditada, vendendo mais de 170 mil exemplares.

Autor: Fernando Morais

Ano: 1994

Páginas: 263

Editora: Companhia das Letras

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: