Estudo revela que o Brasil é um dos piores países do mundo para morrer

Morguefile

Estudo realizado pela revista “The Economist”, sobre os cuidados dados aos pacientes terminais em vários países, aponta que o Brasil é um dos piores lugares para morrer. Quarenta nações foram analisadas, entre elas, o Brasil só não é pior do que a Índia (Ásia) e a Uganda (África). Até mesmo países que possuem sistemas públicos de saúde considerados bons, como Finlândia e Coreia do Sul, receberam pontuações baixas.

O índice avaliou desde a expectativa de vida e porcentagem do PIB destinada à saúde, até a facilidade em se obter analgésicos e se os estudantes de medicina são treinados em cuidados paliativos – medidas tomadas quando já não é possível curar ou estender a vida do paciente.

Entre os motivos que deixam nosso país em uma posição tão ruim no ranking estão os elementos culturais, como a dificuldade de lidar com a morte, até a ausência de uma política nacional sobre o tema.

No Brasil, várias instituições, tanto públicas quanto privadas, já criaram centros de acolhimento aos pacientes que se encontram fora das possibilidades de cura. Desde setembro de 2009, o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) possui um desses espaços para seus pacientes em estado terminal.

Divulgação/Icesp

O projeto é uma continuidade da assistência prestada no hospital, só que com uma estrutura adequada para proporcionar o máximo de conforto e alívio dos sintomas da doença. É uma opção para o paciente que não tem condições de ficar em casa, seja por restrições clínicas ou por questões sociais.

O espaço oferece quartos com até dois leitos, banheiro privativo, frigobar, TV e telefone, além da possibilidade de permanência para um acompanhante e horários de visita flexíveis, pois todos os cuidados são compartilhados com a família. O local conta ainda com espaços de convivência e ampla área externa em contato com a natureza.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: