Eleições 2010: conheça os 11 candidatos à presidência da República

Em outubro, o Brasil escolherá o seu próximo presidente. Uma missão difícil, pois o eleito substituirá um dos governantes mais populares da história política brasileira: o presidente Lula. Conheça um pouco dos 11 presidenciáveis:

Paula Sholl/Divulgação

José Serra (PSDB): foi presidente da UNE e se formou em engenharia pela USP. Combateu o regime militar e acabou sendo exilado no Chile. Estudou economia na Universidade de Cornell (EUA) e na Universidade do Chile. Foi senador e, por duas vezes, deputado federal. Ocupou os ministérios do Planejamento e Orçamento e da Saúde. Em 2002, foi candidato à Presidência pelo PSDB. Em 2004, se elegeu prefeito de São Paulo e, em 2006, se tornou governador de São Paulo.

Divulgação

Dilma Rousseff (PT): a candidata de Lula foi militante de organizações clandestinas que lutavam contra a ditadura. Foi presa e torturada. Durante a redemocratização, entrou para o PDT e, depois, fez carreira política no Rio Grande do Sul. Formou-se em ciências econômicas na Universidade Federal do RS. Em 2001, filiou-se ao PT, tornando-se ministra das Minas e Energia, em 2002, depois foi para Casa Civil, em 2005.

Divulgação

Marina Silva (PV): foi alfabetizada aos 16 anos pelo antig Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral). Aos 26 anos, formou-se em história pela Universidade Federal do Acre. Militou no PT desde a sua fundação e filiou-se ao partido em 1985. Foi vereadora, deputada estadual e senadora por duas vezes, cargo que ocupa atualmente. Em 2003 a 2008, foi ministra do Meio Ambiente de Lula. Enfrentou conflitos constantes com outros ministros do governo, quando os interesses econômicos se contrapunham aos objetivos de preservação ambiental. Em 2009, anunciou a sua desfiliação do PT.

Julia Chequer/R7

Plínio Arruda Sampaio (PSOL): aos 79 anos de idade, Plínio é promotor público aposentado e mestre em desenvolvimento econômico internacional pela Universidade de Cornell (EUA). Foi um dos fundadores do PT, deputado federal constituinte e candidato a governador em 1990 e em 2006, já pelo PSOL. Atualmente, preside a Associação Brasileira de Reforma Agrária (ABRA), além de dirigir o semanário Correio da Cidadania.

Divulgação

José Maria Eymael (PSDC): é advogado com especialização em direito tributário. Ingressou no PDC em 1962, passando a atuar na Juventude Democrata Cristã. Em 1986, se elegeu deputado federal. Em 1998 e em 2006 concorreu à Presidência da República.  Seu  jingle de campanha, cujo refrão é “Ey Ey Eymael, um democrata cristão”, é bastante popular.

Divulgação

Zé Maria (PSTU): com grande histórico de lutas de esquerda, Zé Maria foi candidato à Presidência por duas vezes (1998 e 2002) e um dos fundadores do PSTU.  Zé Maria foi expulso do PT em 1992 por ter sido considerado muito radical. É um dos articuladores da campanha nacional
contra a Alca (Área de Livre Comércio das Américas).

Lumi Zunica/AE

Levy Fidelix (PRTB): foi o primeiro apresentador de um programa de informática  na televisão brasileira e  fundou as Revistas Interface  e Governo e Empresa. Foi um dos fundadores do Partido Liberal, quando em 1986 disputou o cargo de deputado federal. Logo a seguir foi para o PTR e também disputou o mesmo cargo (1989/90). Também disputou os cargos de prefeito de São Paulo, governador e vereador. É bastante conhecido por sua proposta no setor de transporte de massa, o aerotrem, cujo o jigle é: “Vem, vem, vem. Vem que tem. Levy Fidelix, é o homem do Aerotrem.”

Divulgação

Rui Costa Pimenta (PCO): é formado em jornalismo pela Cásper Líbero, em São Paulo. Iniciou a sua atividade política ainda sob o regime militar, a partir de 1976. Nas últimas eleições, Pimenta foi candidato a vereador, a deputado federal e a prefeito de São Paulo. Pimenta é versado em inglês, francês, espanhol e italiano. É editor e jornalista do periódico Causa Operária.

Divulgação

Ivan Martins Pinheiro (PCB): iniciou sua atividade política ainda na adolescência como diretor de grêmio estudantil. Em 1964, ingressou na ainda Universidade do Estado da Guanabara (atual Uerj) para cursar direito. Foi candidato a prefeito, vereador e deputado federal. Atualmente é secretário geral do PCB. Pinheiro sinalizou apoio ao PSOL. Sem acordo com os socialistas, decidiu sair candidato.

Divulgação

Américo de Souza (PSL): nascido em 1932, é bacharel em direito, em ciências econômicas, em administração, em ciências contábeis e pós-graduado em engenharia administrativo-econômica. Advogado, fundador da OAB em Brasília, elegeu-se deputado federal e senador pelo Maranhão. Em 2006, foi candidato a vice-presidente da República, tendo Luciano Bivar como candidato a presidente.

As informações foram extraídas do  R7.com, Folha Online e sites oficiais dos candidatos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: