Pele: um órgão que precisa de atenção

É comum, no tempo frio, a pele ficar ressecada e, em alguns casos, apresentar rachaduras, descamações ou até sangramento. Por isso, devemos ficar atentos às variações climáticas e cuidar ainda mais da nossa pele.

Segundo a Dra. Maria Lúcia Fernandes Socci, dermatologista do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, regiões mais expostas, como mãos e rosto, são as que mais sofrem com o frio. “Dependendo do tempo de exposição da pele, pode até haver algum grau de queimadura”, afirma. Entretanto, também devemos ficar atentos à temperatura da água nos banhos. “Devido os banhos serem mais quentes e demorados, ocorre um ressecamento de todo tegumento (parte exterior do corpo), podendo levar a coceiras e dermatites”, completa. Vale lembrar que aquele enrugamento, que surge quando ficamos muito tempo na água, indica que a pele está desidratada. Então, não podemos transformar o banheiro em uma sauna, completo de vapor.

As altas temperaturas do verão fazem com que o corpo produza mais suor, deixando-o hidratado. No frio a situação se inverte, essa alternativa de hidratação é eliminada, pois suamos menos, e precisamos encontrar opções para não deixar a pele ressecada. “Não se esqueça de usar protetor solar com FPS superior a 30, tomar banhos rápidos e mornos e usar cremes hidratantes”, lembra a dermatologista. Segundo ela para quem tem peles oleosas e mistas, os cuidados indicados são o uso de protetores oil free; e para peles secas e normais em cremes. “Para quem tem pele muito ressecada o ideal é utilizar hidratantes à base de ureia”, indica. O uso do protetor solar é essencial nesta época, pois apesar da temperatura baixa, os raios ultravioletas são intensos, devido os dias estarem claros e sem as nuvens que filtram os raios solares. A dermatologista ainda alerta: “Idosos e crianças são mais sensíveis às variações climáticas, por isso devem tomar cuidados redobrados.”

É hora de se maquiar

Para as mulheres que gostam de maquiagem devem aproveitar o frio, pois é o melhor momento para ficarem mais bonitas. Como a pele está mais clara neste período a sugestão é usar corretivo, blush, rímel e batom, que cairão muito bem. Para os lábios, é aconselhável usar protetor em forma de batom, composto por óleo, umectante e silicone, a boca ficará protegida das rachaduras, bela e natural.

Alimentação adequada

Uma dieta equilibrada também colabora com a saúde da pele. Fica a dica: não se esqueça de beber muita água, para evitar o ressecamento da pele, vigiar no consumo de alimentos gordurosos e consumir muitas frutas, legumes e verduras.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: