Acupuntura no tratamento do câncer

Foto: Felipe Godoy

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), ligado à Secretaria de Estado da Saúde, incorporou a acupuntura como parte da abordagem multidisciplinar para tratamento de neoplasias. A inclusão reflete o grande potencial de controle de sintomas oferecido pela técnica, acarretando melhorias significativas na qualidade de vida do paciente oncológico.

O objetivo é que a terapia ofereça suporte ambulatorial ao tratamento convencional, a fim de contribuir para o cuidado global do paciente. De acordo com Eduardo G. D’Alessandro, clínico geral especializado em acupuntura e um dos responsáveis pelo ambulatório no Icesp, a terapia complementar é altamente indicada para controle de afecções como dor, náusea, neuropatia, xerostomia, fadiga, ansiedade, depressão, insônia, ondas de calor, fadiga pós-quimioterapia, diarréia e constipação, sintomas bastante comuns após as seções de quimioterapia.

“Para ter acesso à terapia, os pacientes precisam ser encaminhados pelo médico. Eles passarão por uma consulta de triagem para avaliação e, caso a acupuntura seja indicada naquele quadro específico, receberão um plano de tratamento de acordo com os sintomas que os incomodam”, explica.

O novo ambulatório está em funcionamento desde o início de abril e, inicialmente, funcionará três vezes por semana durante cinco horas e terá capacidade para realizar 250 atendimentos mensalmente.

 Terapia complementar

Originada há mais de cinco mil anos, a acupuntura é um ramo da Medicina Tradicional Chinesa que se utiliza de agulhas inseridas na superfície do corpo para o tratamento de dores, stress e fadiga com objetivo de restabelecer o equilíbrio do organismo.

Nas sessões são utilizadas finas agulhas metálicas, descartáveis, que causam pouca ou nenhuma dor ao serem inseridas e podem gerar sensações como distensão, aquecimento ou peso nos locais das punções. O curso do tratamento varia de acordo com a cronicidade das afecções, mas geralmente acontecem em cerca de 10 a 20 sessões, realizadas uma ou duas vezes por semana.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: