13 de julho: Dia mundial do Rock – Os principais nomes da história do rock

Beach Boys

O Beach Boys foi formado em 1961 na Califórnia e é considerada uma das bandas mais influentes da história do rock e do pop. O disco “Pet Sounds”, lançado em 1966, é visto como uma das obras primas da música pop.

The Beatles

the beatles

Os quatro garotos de Liverpool formaram os Beatles na década de 1960 e se tornaram a banda de maior sucesso e de maior influência do século 20, com discos clássicos, como “Revolver” (1966), “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” (1967) e “Yellow Submarine” (1969).

Black Sabbath

Em 1968, Ozzy Osbourne, Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward se juntaram para formar o Black Sabbath. A banda foi uma das pioneiras em lançar as bases do heavy metal.

Bob Dylan

Bob Dylan

Bob Dylan começou sua carreira cantando em grupos de rock e fazendo imitações de Little Richard e Buddy Holly. No final da década de 1950, voltou-se para a folk music. Dylan já lançou mais de 45 álbuns desde 1962.

Chuck Berry

Lendas vivas do rock, Chuck Berry é apontado como o inventor do gênero lançou o clássico “Maybellene” em 1955. O guitarrista de 82 anos é autor de clássicos como “Johnny B. Goode”, “Rock and Roll Music” e “Sweet Little Sixteen”.

David Bowie

David Bowie já vendeu mais de 136 milhões de álbuns no mundo, entre eles “Hunky Dory”, “Heroes”, “Young Americans” e “Diamond Dogs”, de 1974, que trouxe o hit “Rebel Rebel”.

 The Doors

Em 1965, Jim Morrison, Ray Manzarek, Robby Krieger e John Densmore formaram a banda The Doors e despontaram com influências de estilos como blues, jazz, flamenco e bossa nova. A banda tem em sua discografia discos clássicos como “Strange Days” e “L.A. Woman” e hits como “Break On Through”, “Light My Fire”, “Hello I Love You” e “Touch Me”.

Elvis Presley

elvis presley

Até hoje, Elvis Presley é denominado como O Rei do Rock e como um dos maiores ícones da cultura popular do mundo. Entre seus 149 hits estão faixas como “Hound Dog”, “Don’t Be Cruel”, “Love Me Tender”, “Teddy Bear”, “Jailhouse Rock” e “Can’t Help Falling In Love”.

 Iggy Pop

Iggy Pop começou a carreira numa banda de garagem chamada Iguanas. Na metade da década de 1960, formou o Stooges, inspirado por um show do Doors.

Jimi Hendrix

Jimi Hendrix

Jimi Hendrix revolucionou a maneira de tocar guitarra e deu fama aos efeitos de pedais conhecidos como wha-wha. Compôs grandes sucessos com a banda The Jimi Hendrix Experience.

Led Zeppelin

Foi em 1969 que o Led Zeppelin lançou seu primeiro disco, homônimo, que os lançou para a fama. A banda de “Stairway To Heaven”,”Black Dog” e “Rock & Roll” chegou ao fim em 1980, com a morte de Bonham.

 Neil Young

Neil Young começou a carreira tocando folk em bandas como o Squires. Fez parte do Mynah Birds e do Bufallo Springfield. Seu primeiro disco solo foi lançado em janeiro de 1969, mas não parou de integrar outros grupos.

 Nirvana

O Nirvana surgiu no fim de 1987 com a união de Kurt Cobain, Krist Novoselic e Aaron Burckhard. É considerada uma das bandas mais importantes da década de 1990. Apesar de uma discografia sucinta, lançou discos que tornaram-se clássicos, como “Nevermind” e “In Utero”.

 Oasis

O Oasis surgiu em 94 e estabeleceu-se como uma das mais aclamadas da década, mas foi com o álbum “(What’s the Story) Morning Glory?”, de 1995, que a banda dos irmãos Liam e Noel Gallagher definiu o movimento britpop.

 Pink Floyd

É o rock harmônico e o estilo progressivo que definem o Pink Floyd, fundada por Syd Barrett. Já vendeu mais 300 milhões de cópias no mundo de seus discos. Com a saída de Barrett da banda, o grupo foi marcado pelo lançamento de discos conceituais como “The Dark Side of the Moon” (1973), “Wish You Were Here” (1975), “Animals” (1977) e “The Wall” (1979).

 Radiohead

Formada em 1988, o primeiro sucesso do Radiohead veio em 1992, com o primeiro single “Creep”. A banda de Thom Yorke ganhou popularidade com o lançamento do segundo álbum, “The Bends”, em 1995, mas foi com “OK Computer”, de 1997, que a o Radiohead teve fama mundial. Este disco é considerado até hoje um marco da década de 1990.

 Ramones

Foram os Ramones que deram fama ao punk rock. A banda formada em 1974 é considerada a precursora do estilo. Jeffrey Hyman, John Cummings e Douglas Colvin assumiram os nomes artísticos de Joey Ramone, Johnny Ramone e Dee Dee Ramone e lançaram discos como “Rocket to Russia”, “End of the Century” e “Subterranean Jungle”.

 Rolling Stones

Rolling Stones

Os Rolling Stones, criado em 1962, foram importantes na chamada “invasão britânica”, ocorrida na década de 1960, ao lado dos Beatles. Com Brian Jones, Keith Richards, Mick Jagger, Bill Wyman e Charlie Watts na formação, o grupo se inspirava no blues para compor. Hits como “(I Can’t Get No) Satisfaction”, “Start Me Up”, “Sympathy For The Devil” e “Angie” fizeram da banda uma das mais famosas do mundo.

 Sex Pistols

Ao lado dos Ramones, o Sex Pistols foi uma das pioneiras do punk rock. A banda tinha em sua formação inicial Glenn Matlock, Steve Jones, Paul Cook e Johnny Rotten e explodiu em 1976 com “Anarchy In The UK”.

 The Clash

O The Clash durou de 1976 até 1985, mas foi uma das bandas mais aclamadas pela crítica da época. Em suas músicas, misturavam punk rock, pop, reggae, ska e blues.

 The Who

A banda The Who tinha em sua formação original, em 1964, Pete Townshend, Roger Daltrey, John Entwistle e Keith Moon. Foram eles que popularizaram a ópera rock (com “Tommy”).

 U2

u2

Os irlandeses do U2 têm mais de vinte anos de estrada e são uma das mais populares bandas de rock, com 22 prêmios Grammy. Seus principais discos foram lançados na década de 80, como “War” e “The Joshua Tree”.

Lou Reed

Lou Reed é considerado o pai da música alternativa. Foi vocalista do Velvet Underground e teve influências de Iggy Pop e David Bowie.

Fonte: Bol

Anúncios

1 Comentário »

  1. nath Said:

    ajudou muito no meu trabalho, obrigada ((:


{ RSS feed for comments on this post} · { TrackBack URI }

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: