24 de junho: Dia Internacional do Leite

O leite tem como principal função a nutrição dos filhotes dos mamíferos, até que estes sejam capazes de se alimentarem de outros alimentos. O homem é o único animal que continua a beber leite depois de adulto e o seu consumo faz parte da maioria das civilizações. E não é só o leite de vaca que faz parte do cardápio do ser humano, mas também o de ovelha, cabra, égua, camela, entre outros. Ele é a base de diversos laticínios, como o queijo, o iogurte e a manteiga.

O consumo do leite animal pelo homem começou há 11.000 anos com a domesticação do gado. O primeiro animal domesticado foi a vaca, em seguida a cabra, aproximadamente na mesma época, e finalmente a ovelha, entre 9000 e 8000 a.C..

Na Antiguidade e na Idade Média o leite era consumido fresco ou em forma de queijo, pois era difícil conservá-lo. Porém, por volta de 1830, com a Revolução Industrial na Europa, melhorias no sistema de transporte possibilitaram que o leite fresco das zonas rurais fosse levado às grandes cidades. Com o tempo, apareceram novos instrumentos na indústria de processamento do leite, como a pasteurização, sugerida para ser usada no leite em 1886 pelo químico microbiologista alemão Franz von Soxhlet.

Hoje o leite tornou-se indispensável na alimentação do homem e para reforçar a importância desse alimento foi criado o Dia Internacional do Leite, que é comemorado no dia 24 de junho.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: